Anemômetro - aplicação na área naval


ANEMÔMETROS NA ÁREA NAVAL




O anemômetro tem um importante papel na operação dos portos em todo o mundo.

Os anemômetros estão presentes na estação meteorológica que geralmente fica dentro das dependências do porto e que conta também com sensores, termômetros, barômetro e higrômetro. A estação meteorológica fornece dados em tempo real das condições climáticas, prevendo assim, as alterações que estiverem para ocorrer.

Esses registros meteorológicos servirão de diretriz para que sejam tomadas decisões assertivas caso alguma ocorrência no terminal esteja ligada ao clima. Assim sendo, os equipamentos da estação emitem um sinal de alerta em caso de risco.

Os anemômetros também estão presentes nos Portêiners (os super guindastes) que realizam movimentos precisos no carregamento e descarregamento dos navios de contêiners. Os anemômetros instalados nos Portainers emitem sinal sonoro na ocorrência de rajadas e ventos fortes e caso o vento chegue a 72km/h o equipamento deve ser travado.

Os portos oferecem áreas abrigadas de vento e correnteza, condição ideal para a atracação e demais operações do navio; quando as condições climáticas não são favoráveis, as atividades de navegação, atracação, realização de manobras e zarpar são suspensas.

Caso ocorra, por exemplo, fortes fluxos de vento, com rajadas que chegam a atingir 60 km/h (32 nós - vento 7 da escala Beaufort), deverá ser providenciada a interrupção da operação de carga e descarga no terminal, os guindastes / portêiners são ancorados ao cais e caso seja possível, devem ser escorados para evitar quedas, danos e acidentes envolvendo operadores portuários.

Se as condições piorarem, ou seja, no caso de vento muito forte, acima de 72 km/h (39 nós  - vento 8 da escala Beaufort) a desatracação dos navio do píer será realizada, isso se faz necessário pois mesmo as embarcações atracadas podem sofrer com ventos fortes e outras alterações climáticas, vindo a colidir com equipamentos ou com outras embarcações.

Temos que ter em mente que os ventos influenciam a maré: as ondas aumentam em tamanho e o nível do mar também aumenta.

Alterações climáticas dificultam a navegabilidade, até mesmo as manobras não podem ocorrer com ventos acima de 25 nós de velocidade. E não são só os navios de grande porte que sofrem com ventos fortes; a capitania dos portos determina que balsas e embarcações de pesca e recreio suspendam a travessia quando os ventos atingem 21 nós (39km/h).

Essas medidas são necessárias para a segurança de todos, evitando que embarcações venham a encalhar ou até mesmo naufragar, fatores que atrapalham ou até mesmo impedem os serviços do porto.

O anemômetro se faz necessário para prevenir imprevistos,  para que a segurança, a pontualidade e a produtividade do porto não sejam afetadas demasiadamente.


    

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